sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

SEGURANÇA DO GOVERNO ROSEANA SARNEY NÃO POSSUI SITE: ENTRAVE PARA A POPULAÇÃO E PARA OS POLICIAIS

Segurança do Governo Roseana Sarney não possui site: Entrave para a população e para os policiais.

Na época da tecnologia, da integração de informações, na velocidade assustadora que as notícias correm devido à ferramenta internet, o Governo do Maranhão da senhora Roseana Sarney da mais uma demonstração do atraso, da falta de planejamento e do seu total descaso com a população. Após 10 meses, a Secretaria de Segurança Pública ainda não possui um site ou pagina virtual, o que poderia ser considerado apenas um descuido, mas se colocar em prática todos os benefícios e necessidades que a população e a própria Polícia têm com o espaço virtual, nota-se um total descaso pelo cidadão e um entrave no serviço dos policiais.

O ex-governador Jackson Lago ao assumir o seu mandato encontrou o sistema de segurança atrasado em termos de tecnologia e sistema de informação, em relação aos demais Estados do país, nossos dados não eram integrados, ou seja, a Secretaria Nacional de Segurança Publica (Senasp) não sabia, por exemplo, quem eram os criminosos do Maranhão a quantidade de detentos, a ficha criminal dos bandidos e seus processos e outros dados específicos, conforme relatou na época a ex-secretária Eurídice Vidigal. Devido a isso uma das ações do Governo Jackson, principalmente, foi integrar e atualizar as informações com a Senasp, além de obter softwear que dessem subsídios para os policiais trabalhem de forma mais eficácia e rápida no campo das investigações de crimes, que geraram resultados satisfatórios como a diminuição considerável de assaltos a bancos, conforme levantamento dos Sindicatos do Bancários. Dentre eles o sistema “Infopen”, ferramenta de cadastro e controle de todo o sistema penitenciário nacional do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) do Ministério da Justiça, o “Guardião”, um softwear de grampos telefônicos, o “Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO)”, que liga os diversos bancos de dados e informações criminais do estado. Este último citado tem também como função, disponibilizar a população uma delegacia virtual que permite que a sociedade faça boletins de ocorrências de crimes de pequena monta via internet, serviço que já era para estar em funcionamento há pelo menos seis meses.

Além disso, a falta de um site do sistema de segurança, não permite que o cidadão obtenha os telefones e endereços das delegacias, dos batalhões, da Ronda da Comunidade (Patrulha do Bairro), do Corpo de Bombeiros. Não permite que o cidadão se manifeste através de uma ouvidoria, não obtenha notícias e tenha esclarecimentos. Isto seria um problema pequeno perto das obrigações de uma Secretaria de Segurança, mas na verdade o descuido na comunicação com a população e na agilidade investigativa do serviço policial mostra que a frase “governar é cuidar das pessoas” é apenas um slogan do Governo de Roseana Sarney.

Um comentário:

  1. Em menos de um ano a governadora se encarregou de dar em vários setores em vários setores abandonados pelo ex-governador. Por que, nesse momento, ficar procurando pelo em ovo? A prioridade do governo atual é mostrar ações, resultados. Um site bem estruturado é importante, mas está longe de, por conta disso, sanar as necessidades da população.

    ResponderExcluir