segunda-feira, 11 de maio de 2009

Governo x Realidade

Nada de novo no horizonte
Matéria publicada no Site Imirante
GOVERNO ROSEANA ANUNCIA MEDIDAS PARA COMBATER A CRIMINALIDADE NO MA SÃO LUÍS -

Construção de minipresídios no interior do Estado, monitoramento eletrônico em ruas e avenidas da Capital e nomeação de delegados concursados.Essas são algumas das medidas emergenciais que serão adotadas a partir de agora no combate á criminalidade no Estado. De acordo com Raimundo Cutrim, novo secretário de segurança, também será feito um levantamento sobre os salários dos policiais civis e militares, que deverá servir de base para um projeto de equiparação salarial das categorias. O objetivo é colocar fim ou, pelo menos, reduzir a criminalidade e a insegurança em todo Estado. Cutrim destacou a urgência em combater a criminalidade e anunciou medidas para tentar solucionar boa parte dos problemas da segurança publica.E a segurança pública no Maranhão tem pela frente um grande desafio: Além do combate à criminalidade, a reorganização da estrutura da segurança no Estado. A começar pelo sistema penitenciário onde, segundo a CPI Carcerária, existem hoje quase 5.300 para 1.716 vagas. E apenas 415 agentes penitenciários.O resultado é que só este ano aconteceram quatro rebeliões além de fugas na Capital e no interior do Estado.Raimundo Cutrim reconhece os problemas e anunciou a retomada do projeto de construção de 18 pequenas penitenciárias no Maranhão. Cada uma com capacidade para 168 vagas.A falta de delegados no interior do Estado também é uma fonte de preocupação.Também será dada atenção para as patrulhas dos bairros, que agora estão subordinadas ao comandante do batalhão da área em que atuam. Outra preocupação é com a dedicação exclusiva dos policiais militares. Segundo o secretário, nas horas vagas, cerca de 25% dos PM’s trabalham como seguranças particulares, o que acaba prejudicando a atuação dos policiais.

A realidade
ENTÃO TAH MARANHÃO!!!

A governadora Roseana não deixa o Del.Cutrim afirmar que dará continuidade à política de segurança implantada pelo Governo Jackson Lago.

1.Monitoramento: projeto idealizado e em tramitação na SESEC com pedido de convênio à SENASP para liberação de recursos visando a implantação de 100 câmeras na grande São Luis e presídios.

2.Construção de minipresídios: tarefa já iniciada no Governo Jackson Lago com a transformação da delegacia de Chapadinha em Centro de Ressocialização e implantação em Pedreiras com método APAC - Associação de Proteção e Assistência ao Condenado. E só o governo Jackson topou pagar R$ 50 mil/mês para o método APAC, que vem sendo tentado desde os últimos 8 anos da Governadora. Na verdade, esta iniciativa é uma forma de terceirização porque entrega a unidade para gestão de uma ONG. Só que neste caso o pessoal do judiciário aprova.

3. Agentes penitenciários x vagas: o Governo Jackson abriu 520 vagas em apenas 2 anos de governo. Roseana em 8 anos, 450. E ainda foi no governo federal e conseguiu recursos para abrir 1. 438 vagas, sendo cada unidade com 200 vagas: Imperatriz, Pinheiro,expansão do presídio São Luis e presidío feminino em São Luis. Em toda a história deles, foram abertas 1.716 vagas. O Governo Jackson contratou prestadoras de serviço na área para monitorar junto com agentes os presídios porque encontrou uma relação DESUMANA entre número de presos e agentes : 1 agente para 40 presos em média quando o indicado é 1 agente para 5 presos.

Um comentário:

  1. Que bom que vcs estão mostrando a realidade dos fatos, sem agredir ninguém, de forma imparcial, que é o mais importante!!!
    Espero que nosso povo tenha acesso a este blog para poder enxergar a verdade da história!
    PARABÉNS!!

    ResponderExcluir