terça-feira, 9 de março de 2010

ABSURDO! PRESOS FICAM MAIS DE 12H TRANCADOS EM CELAS DE VIATURAS EM BACABAL

Após ficarem 12h trancados, sem ter para a onde serem transferidos eles foram soltos

O sistema de segurança do Estado do Maranhão chegou ao ápice do absurdo, do descaso e da falta de organização que um setor do governo pode chegar, nesta sexta-feira o Jornal Nacional denunciou e mostrou as imagens de 24 presos que estavam na delegacia de Bacabal e ficaram mais de 12 horas trancafiados em celas dentro de três viaturas, como se fossem bichos a espera de uma transferência para uma penitenciária de São Luís. Como não havia vagas os policiais e os agentes penitenciários, sem saber como agir, mantiveram os detentos dentro das celas que tem menos de m2

Além da falta total de planejamento, já que se não havia vagas nas penitenciarias de São Luís porque os colocarem dentro das viaturas? O pior foi às soluções que a governadora do Estado Roseana Sarney deu para esse descaso. Segundo ela o governo irá construir uma nova delegacia no município de Bacabal, para os detentos não ficarem enjaulados o juiz Roberto de Paula determinou a soltura destes detentos conforme revelou a matéria do Jornal Nacional. Lembremos a governadora que delegacia não é cadeia, não é presídio e não é penitenciária, delegacia não é para abrigar presos, delegacia serve para atendimento ao público, base e administração de operações policiais, investigações criminais e apenas detenção temporária de suspeitos e presos em flagrante delitos. Ou seja, a governadora Roseana Sarney e o secretário Raimundo Cutrim estão atribuindo novas funções as delegacias e aos policiais civis, estas viraram cadeia e aqueles viraram agentes penitenciários. A pergunta que fica é, essas soluções são por vontade própria ou pela falta de conhecimento? E se para toda falta de vagas, a partir de agora os presos forem soltos, então o nosso Maranhão esta dando carta branca aos crimes e o nosso estado virou uma terra sem lei.

Ainda por cima, essa situação poderia ser evitada. O Governo Jackson Lago através da Secretaria de Segurança Cidadã abriu em apenas dois anos 706 vagas com a reforma, ampliação e construção de novas penitenciarias, vagas essas que não eram abertas a mais de 10 anos. Também deixou licitada e com dinheiro em caixa projeto para a construção de um Centro de Detenção para mais de 400 detentos em Pinheiro e até o final do Governo Jackson seriam abertos mais outras três unidades penitenciárias.

Projetos que foram interrompidos, esquecidos e que como conseqüência nos mostram situações como essas veiculadas em rede nacional. Claro que é dever do Estado punir os criminosos, mas também ressocializar estes detentos para estes poderem novamente voltar ao convívio natural da sociedade e não torturá-los como foi feito nessa situação e depois pior ainda solta-los.

Vale lembrar que o sistema de segurança do Maranhão virou desde abril do ano passado protagonista central do Jornal Nacional, ou melhor, antagonista, toda semana o telejornal global mostra um assalto a banco, ou um massacre, ou um crime por encomenda que ocorre aqui no Estado. Resquícios do esquecimento de um projeto de segurança cidadã que virou modelo para o próprio Ministério da Justiça segundo palavras do ex-ministro da justiça Tarso Genro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário