quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

NÚMEROS DA VIOLÊNCIA ACABAM COM JUSTIFICATIVAS DE RAIMUNDO CUTRIM


Secretário de Roseana Sarney tenta justificar erros na segurança, mas é desmentido com o aumento crescente nos homicídios em São Luís

Na última segunda-feira o atual secretário de Segurança Pública do Maranhão Raimundo Cutrim em entrevista ao jornalista Silvan Alves (Bandeira 2, TV Difusora) , admitiu que os números da violência, mais precisamente os dados de homicídios de São Luís estão altíssimos e que precisam ser solucionados. Porém para justificar seus próprios erros na administração da pasta da segurança no governo de Roseana Sarney, o secretário afirmou que na gestão passada, no caso cita-se o governo Jackson Lago, a situação era muito pior.

Mas felizmente contra fatos não existem argumentos, matéria veiculada no Jornal Pequeno mostrou o equivoco de Raimundo Cutrim. Segundo o diário a violência e os homicídios no governo de Roseana Sarney aumentaram drasticamente, principalmente após a atual administração acabar com os programas de prevenção do Programa Nacional de Segurança com Cidadania(PRONASCI) aliados aos Conselhos de Segurança Cidadã e com o serviço de patrulhamento ostensivo como era o Patrulha do Bairro. Mas com o crescente aumento assustador dos crimes a governadora Roseana Sarney resolveu voltar com os projetos da administração de Jackson Lago, porém com uma filosofia errônea e sem o embasamento necessário a continuidade dos projetos não surtiu efeito e o resultado é visto e sentido diariamente pela população, que vê o caos diariamente nas ruas, avenidas e vielas de São Luís.

Confira a matéria do Jornal Pequeno que desmente as insinuações do secretário de Roseana Sarney, Raimundo Cutrim.

Jornal Pequeno 19/01/10

Secretário Cutrim admite que índice de assassinatos em SL é 'muito alto'

Em entrevista ontem ao jornalista Silvan Alves ("Bandeira 2", TV Difusora), o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Raimundo Cutrim, admitiu que o índice de homicídios em São Luís (Grande Ilha) está "muito alto". "Na grande São Luís, o problema é sério em termos de homicídios. Vamos trabalhar para tentar reduzir o índice, que está muito alto", disse o secretário. No último mês de 2009 (dezembro), os assassinatos bateram o recorde do ano em São Luís: 67 mortes. Até a manhã de ontem, os casos de homicídio deste primeiro mês de 2010 já chegavam a 38, apenas um a menos do que os 39 totalizados em todo o mês de janeiro do ano passado.

Raimundo Cutrim, no entanto, voltou a sustentar que antes de ele ser nomeado - em 17 de abril do ano passado, quando o governador eleito Jackson Lago (PDT) foi cassado e Roseana Sarney (PMDB) foi posta pelo TSE em seu lugar -, esse estado de coisas era pior. "Quando assumimos, a situação era gravíssima", afirmou.

Os números não mostram isso. Conforme o Jornal Pequeno informou, em reportagem publicada em 3 de janeiro passado, o mês de abril de 2009 teve 42 assassinatos, sendo que esse número disparou para 62 em maio, já em plena gestão Cutrim. Embora tivesse caído significativamente em junho (38), o registro de crimes de morte voltou a crescer em julho (48) e agosto (56), recuou pouca coisa em setembro (55), recuou à faixa de abril em outubro (42) e novembro (41) e explodiu de vez em dezembro (67).

Um comentário: