quarta-feira, 3 de março de 2010

INSEGURANÇA PÚBLICA DA GOVERNADORA ROSEANA SARNEY, A ONDE CHEGAREMOS?


INSEGURANÇA PUBLICA DA GOVERNADORA ROSEANA SARNEY, A ONDE CHEGAREMOS?

Infelizmente essa é uma nota triste, mas que é preciso ser discutida para refletir e cobrar ações mais efetivas, haja vista o caos e a violência que toma conta do Estado. A cada final de semana São Luís e o Estado do Maranhão inteiro é marcado por crimes chocantes que fazem diversas vitimas e deixam a população em estado de alerta.

Em apenas dois dias apenas o Maranhão foi palco de diversos crimes, apenas para citar os casos mais divulgados, no domingo, uma mulher e seu namorado foram assassinados a sangue frio em sua própria residência, um crime espantoso que lembrou cidades a onde não existem leis e as pessoas vivem as escondidas com medo dos pistoleiros. No mesmo dia para completar esses finais de semanas terríveis e macabros a criminalidade voltou-se contra a própria lei, a onde um policia foi brutalmente assassinado no Centro de São Luís.

Ainda o Estado foi marcado por um assalto a banco cinematográfico no município do Alto Parnaíba na manhã de segunda-feira, como ocorriam no Velho Oeste a onde os bandidos rendiam cidades inteiras sem que ninguém fizesse nada. Segundo o próprio Sindicato dos Bancários nos últimos seis meses o Maranhão tem uma média de seis assaltos por mês, situação considerada alarmante que para o sindicato ocorre devido à total falta de segurança gerada pelo Governo.

E terça-feira outro assalto a banco no município de Santa Luzia do Parua que provocou a morte de seis bandidos e de um bancário, neste crime o estado teve a sorte de contar com o serviço da Polícia Federal que monitorou os criminosos e conseguiu evitar o assalto, porém não evitou a morte de um civil.

Crimes que chocam e levaram o deputado estadual Edivaldo Holanda a cobrar a governadora e o secretário de segurança, através de discurso na Assembléia Legislativa. Diante desta situação nos perguntamos o que mais falta ocorrer para que o Governo tome uma atitude?


Confira algumas matérias da violência que assombra o Maranhão

JORNAL PEQUENO

Edivaldo Holanda diz na Assembléia que São Luís está 'banhada de sangue'

Em pronunciamento na sessão de ontem da Assembléia Legislativa, o líder da oposição, deputado Edivaldo Holanda (PTC), criticou o sistema Segurança Pública do governo Roseana Sarney (PMDB) e cobrou empenho do secretário Raimundo Cutrim no combate à violência na chamada grande São Luís.

Citando como exemplo de insegurança a morte do policial civil Cícero Costa Terceiro, assassinado com um tiro na madrugada do último domingo, no Centro de São Luís, Edivaldo Holanda teceu duras críticas ao secretário Raimundo Cutrim, afirmando que o mesmo, ao invés de trabalhar para conter a onda de violência que tomou conta da grande São Luís, está apenas preocupado em tratar de assuntos relacionados ao seu retorno a esta Assembléia.

“Enquanto o secretário Cutrim cuida exclusivamente da sua reeleição, a violência ceifa vidas inocentes nas ruas de nossa capital. O clima de insegurança prevalece, infelizmente, a cada dia nos lares da grande São Luís. O secretário Cutrim sequer prestou solidariedade à família deste policial civil, que foi brutalmente assassinado e figura como mais um caso da “onda” de violência que impera na capital, vejam por exemplo o caso do bairro da Liberdade, um dos mais importantes do centro de São Luís está ocupado pela polícia, mas não consegue diminuir a violência no bairro, conforme atesta reportagem do jornal ‘Aqui-MA’” , afirmou Holanda.

O parlamentar também direcionou críticas à governadora Roseana Sarney, que, segundo ele, faltou com a verdade para o povo ao garantir, tão logo assumiu a administração estadual, que acabaria com a violência no Maranhão. “A governadora disse que, muito em breve, as famílias poderiam sentar nas portas das suas casas tranquilas. Ela faltou com a verdade, pois o que estamos vendo todos os dias são dezenas de casos de homicídios, assaltos a agências bancárias, entre outros tipos de crimes”, finalizou o deputado.

O IMPARCIAL

Quadrilha assalta agência do Banco da Amazônia

Quadrilha audaciosa assalta agência do Banco da Amazônia na manhã de hoje, no município de Alto Parnaíba,a 1.100 quilômetros da capital.

Da Redação

Tiros, reféns, perseguição policial, destruição e veículos em chamas. As cenas são dignas de um filme, mas aconteceram na manhã de hoje, no município de Alto Parnaíba, a 1.100 quilômetros da capital. Uma quadrilha assaltou a agência do Banco da Amazônia S/A (BASA), na região. Segundo a Superintendência de Polícia do Interior, seriam dez homens envolvidos no assalto, cujo valor roubado não foi informado. Os integrantes da quadrilha ainda estão foragidos.

A polícia montou cerco nas áreas próximas ao assalto para evitar a fuga da quadrilha. Equipes de Alto Parnaíba trabalham em parceria com as polícias de Tasso Fragoso, Balsas, o Grupo Tático Aéreo e reforço policial da capital.

Audaciosos, os suspeitos quebraram toda a agência e atearam fogo em um dos dois veículos usados para a fuga. Os reféns foram todos liberados durante a fuga. Munidos de armamentos pesados, entre estas, metralhadores e fuzis Ar- 15, a quadrilha adentrou a agência atirando e anunciando o assalto. O momento era de muita movimentação no local. Assustados, os clientes tentaram fugir, mas foram impedidos.

As marcas da violência ficaram nas vidraças, portas e interior da agência. Os vários tiros deixaram o estabelecimento completamente destruído. A quadrilha fugiu e uma caminhonete e um Astra. Os dois veículos foram abandonados na fuga, sendo que o último ficou destruído após os bandidos incendiá-lo.

Entre os reféns dos assaltantes estavam clientes e funcionários. Na fuga, os suspeitos teriam seguido em direção ao município de Balsas. A Superintendência de Polícia do Interior, por meio da assessoria, informou acreditar que os suspeitos ainda estejam no município. Segundo a assessoria, o cerco foi montado poucas horas após a fuga.

Registros

Seis assaltos a bancos por mês no Maranhão. Essa é a média de registros desta modalidade, segundo o Sindicato dos Bancários, me relatório do primeiro semestre do ano passado. A categoria considera o número alarmante e afirma que as ocorrências vêm crescendo. O sindicato atribuiu os índices à falta de segurança.

O IMPARCIAL

Mais um!

Quadrilha assalta banco no Maranhão e tenta fugir para o Piauí

Quadrilha formada por dez homens assaltou a agência do Banco da Amazônia e fugiu em direção a Santa Filomena, no Piauí.

Cícero Portela

Portal O Dia

Após assaltar uma agência do Banco da Amazônia na cidade de Alto Parnaíba (MA), uma quadrilha formada por cerca de dez homens fugiu da cidade levando consigo oito reféns, em direção ao município de Santa Filomena, no Piauí, que faz divisa com a cidade onde os criminosos agiram.

Momentos depois, todos os reféns foram libertados e os bandidos trocaram de veículo, ateando fogo no carro em que estavam inicialmente.

No momento do assalto, houve troca de tiros entre os assaltantes e a Polícia. As informações iniciais, não confirmadas, são de que houve feridos e até uma vítima fatal.

Policias de Santa Filomena e de Corrente dão apoio à Polícia do Maranhão para capturar os assaltantes. A suspeita é que a quadrilha tenha desviado a rota original, rumo ao Piauí, e agora esteja seguindo para a cidade de Balsas, ao Sul do Estado vizinho.

Os policiais militares do Piauí estão na divisa entre os dois Estados, entre Santa Filomena e Alto Parnaíba.

O IMPARCIAL

Disputa por bens motivaram crime

Um crime de encomenda motivado por briga na Justiça pela partilha de bens seria o motivo do assassinato da empresária Sandra Maria e do namorado Joel Bastiens.

Sandra Viana

sandraviana@ma.dabr.com.br

Um crime de encomenda motivado por briga na Justiça pela partilha de bens é a causa mais provável do assassinato da empresária Sandra Maria Dourado de Sousa e do namorado, o holandês Joel Bastiens, segundo o delegado Carlos Alberto Damasceno, que investiga o caso. O crime aconteceu na manhã de domingo. Sandra foi surpreendida quando negociava um imóvel no local. A polícia diz ter pistas do suspeito, mas sustenta que detalhes das investigações são sigilosos.

Sandra era sócia em uma imobiliária e trabalhava com a construção e venda de terrenos. Ela travava uma briga com o ex-marido, de quem está há três anos separada, pelos bens conjuntos.

A família de Sandra prestou depoimento ontem e teria acusado o ex-marido. A polícia investiga se ele teria contratado alguém para matar a ex-mulher. Ao delegado, a família de Sandra afirmou o envolvimento do ex-marido. No entanto, não relataram se ela vinha sendo ameaçada por ele, ou se mantinham algum tipo de contato regular. “Temos a suposição da família, mas vamos investigar outras hipóteses”, relatou o delegado Carlos Alberto Damasceno.

Preliminares da investigação apontavam para crime por dívida, hipótese descartada pelo delegado. Mas, há suspeitas de envolvimento de funcionários da empresária. O delegado explica se tratar de crime de duplo homicídio com características de encomenda, sem chance de defesa e acrescido de mandante, o que pode estender a pena.

Depoimentos

Além da família de Sandra, ainda ontem também foram ouvidos vizinhos, mas apenas informalmente. Já estão marcados os depoimentos do ex-marido e sócios da vítima, todos para esta semana. O ex-marido já teria recebido a intimação para depoimento. Ele estava em sua residência e segundo o delegado, não teria feito objeção a depor.

A família do namorado de Sandra está em viagem para o Maranhão. Eles contataram a Embaixada do Brasil na Holanda para auxílio no translado. A família do holandês deve requisitar apoio do governo brasileiro para investigar o caso. O delegado afirmou que estará à disposição das autoridades e da família do estrangeiro, no que refere à prestação de informações sobre o caso. Segundo o delegado, com as pistas que possui, os culpados serão presos em curto prazo.

O crime

O crime foi premeditado. Sandra teria recebido uma ligação de um suposto interessado no imóvel, segundo as investigações da polícia. Ao chegar ao local, ela e o namorado foram surpreendidos com a emboscada. Eles estavam no interior da casa. A campainha tocou e Joel Bastiens foi atender. Ele foi recebido com dois tiros de pistola na cabeça. Em seguida, o suspeito se dirigiu à Sandra e atirou três vezes, também na cabeça. Encurralados dentro da casa os dois não tinham como fugir.

O crime aconteceu na casa 13, quadra 5, Rua 20, loteamento Alto do Jaguarema, no bairro Araçagi. O local, segundo a polícia, também foi escolhido estrategicamente, e por alguém que conhecia os negócios de Sandra. O imóvel, onde foi morta, é localizado em área de pouco movimento, quase isolada, facilitando assim o crime e a rápida fuga. Ainda assim, testemunhas conseguiram descrever o suspeito que seria de cor branca, alto, possui cavanhaque e trajava jaqueta e calça pretas

3 comentários:

  1. E qual a capital que não está violenta nesse Brasil (falo das populosas) ? Edivaldo agora inventa de patinar em sangue que ele mesmo espreme!

    ResponderExcluir
  2. O Maranhão nunca esteve tão violento como agora, os números não mentem, Cutrim/Roseana são incompetentes e acabaram com a Segurança do Maranhão, houve aumento recorde de violência com a Usurpação do Governo 44% de aumento da criminalidade em apenas 40 dias.

    NÚMEROS! Números que provam a incompetencia dos que se diziam entendidos, números que acusam os que sem causa acusaram os técnicos de verdade.

    É o Governo de Volta à CRIMINALIDADE!

    ResponderExcluir
  3. Insegurança Pública de Roseana Sarney e Cutrim

    http://www.youtube.com/watch?v=c6Qe2CXbrpE

    ISSO É UMA ABSURDO!!!!!

    Que vergonha!

    ResponderExcluir