sexta-feira, 30 de outubro de 2009

IMPASSE ENTRE SINDICATO E PROFESSORES DEIXA 80% DAS ESCOLAS ESTADUAIS PARADAS NO MA




Mais de 1.200 educadores, ligados ao MRP, voltaram a afirmar que não aceitaram a proposta de reajuste do governo do Estado

Com 80% das escolas estaduais paradas, um grande número de professores da rede de ensino estadual, organizados no Movimento de Resistência dos Professores (MRP), voltou a protestar na manhã de ontem, 28. A manifestação foi motivada pela aprovação do acordo salarial de reajuste emergencial de 10%, realizada entre o governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma). Mais de 1.200 professores, lotados na capital, marcharam da Praça Deodoro até o Palácio dos Leões sob gritos de protestos e indignação, munidos de apitos e faixas gigantescas onde expressavam toda a sua revolta.

De acordo com o sindicalista e professor Marcelo Pinto, integrante do MRP, durante assembléia realizada na sede do Sinproesemma, a categoria rejeitou o acordo, fruto de quase seis meses de negociação da direção do sindicato e o governo. E que, por isso, decidiu lutar por um reajuste de 19,21% retroativo a janeiro e pelo Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS). “Percebemos que a última via teria que ser acionada, por isso a categoria, e não o MRP isoladamente, decidiu pela paralisação, como instrumento de pressão social para que a pauta de reivindicações seja plenamente atendida. Não podemos acatar essa reposição salarial que na verdade foi de 8% a ser pago agora no mês de outubro, e os outros 2% seriam pagos em janeiro”, declarou.

O professor afirmou que eles são a base do Sinproesemma e reiterou que o papel da diretoria da entidade é cumprir as deliberações tomadas pela categoria em todas as suas instâncias. Marcelo Pinto disse também que essa é mais uma tentativa de golpe de governo do Estado que insiste em descumprir a Lei do Piso e do Fundeb, oferecendo um acordo que não contempla os anseios dos trabalhadores em educação. “O posicionamento da Secretaria de Educação é de total intransigência, a governadora recomendou aos diretores de escolas que nos colocassem falta. Mas, isso não nos intimida; portanto, ressaltamos que continuaremos parados até que nosso posicionamento seja aceito, pois a vontade de uma diretoria isolada não reflete a vontade da coletividade”, disse ele.

O MRP confirmou que a Justiça do Trabalho foi acionada por eles, para requererem as atas das assembléias regionais, a fim de anular as ações da diretoria do sindicato na condução da efetivação do acordo, que segundo a categoria, descumpriu o estatuto da entidade em vários artigos. “Temos ainda outras reivindicações essenciais das quais não abriremos mão, como a construção do PCCS, a reformulação do Estatuto do Magistério, a concessão imediata das aposentadorias, progressões e titulações; gestão democrática nas escolas e concurso público para todos os profissionais da área. Sem a garantia desses pleitos não nos renderemos às manobras do governo e da direção do Sinproesemma que fez e fará de tudo para usurpar nossos direitos”, relatou Marcelo Pinto.

Sinproesemma – O presidente do sindicato, Júlio Pinheiro, rebateu as acusações do MRP e afirmou que a maioria das assembléias realizadas desde o dia 16 de outubro decidiu acatar a proposta de reposição salarial emergencial, oferecida pelo governo. E que das 18 assembléias regionais apenas três foram a favor da greve geral, como São Luís, São João dos Patos e Zé Doca. “As outras 15 regionais entenderam que o estado de greve deve ser mantido até a implantação do PCCS e o estabelecimento de prazos para a conclusão das outras reivindicações. A oposição quer greve por reajuste e não pela conjuntura geral, brigando aí por penas mais 2% de aumento, uma vez que conseguimos quase 16%, já que o governo elevou a proposta para 10%, somando-se a esse índice à antecipação de 5,9% em abril”, revelou.

O presidente do Sinproesemma declarou que não está de braços cruzados, pois além dos 15,97% de reajuste, entregou também ao governo a proposta unificada de Estatuto e PCCS, que teria se comprometido em iniciar na próxima semana o processo de negociação. Júlio Pinheiro disse que exigiu a realização de um concurso público para atender a carência de professores (aproximadamente 12 mil) e vagas específicas para especialistas e funcionários de escolas. “O governo assumiu o compromisso de aplicar a automaticidade das promoções, bem como fazer um levantamento dos entraves para a concessão da licença prêmio, entre outros. É claro que muitos pontos ainda faltam ser acordados, por isso estamos em estado de greve, o que não podemos aceitar é que em um universo de 32 mil professores, apenas uma pequena parcela dos sete mil que integram São Luís decidam por todos”, afirmou.
Fonte: Jornal Pequeno

17 comentários:

  1. PRESIDENTE DO SIMPROESSEMA , POR QUE OS PROFS DO MARANHÃO CONTRATADOS RECEBEM A METADE DE UM CONCURSADO, POR QUE NÃO TEMOS CONCURSO PARA DIRETORES DE ESCOLA NO MARANHÃO, SERÁ POR CAUSA DO CABRESTO DO SARNEY, ACORDEM PELEGOS...

    ResponderExcluir
  2. ROSEANA PORQUE AS PESSOAS NO MARANHÃO SAEM NA REDE DE SUAS CASAS NO INTERIOR QUANDO FICAM DOENTES , SEM ESTRADAS JOGADAS A SORTE NA BR 222 EM SANTA LUZIA E OUTROS POVOADOS, ESTA NA HORA DE TOMAR VERGONHA E FAZER ALGO DE CONCRETO PELOS POVOS DOS POOVOADOS EM VEZ DE GASTAR MILHOES COM FESTAS E CARNAVAIS , O POOVO N~~AO QUER ESMOLAS QUER TRABALHO, QUALIDADE DE VIDA ETC....

    ResponderExcluir
  3. PRESIDENTE DO SIMPROESSEMA,GOVERNADORA E DEPUTADOS, ALGUEM ME RESPONADA: POR QUE OS PROFESSORES CONTRATADOS SO RECEBEM DEZ MESES DE SALARIOS SE ELES TEM QUE SE MANTER ATUALIZADOS, GANHAM A METADE DO SALARIO DE UM EFETIVO, EU NUNCATINHA VISTO ISSO SÓ NO MARANHÃO MESMO, ISSO SIM E UMA VERGONHA, DEPOIS PERGUNTAM PORQUE O MARANHÃO E O ESTADO MAIS POBRE DA FEDERAÇÃO , TAMBÉM A EDUCAÇÃO E PESSIMA , AS AULAS COMEÇAM NO MEIO DO ANO E ACABAM LOGO EM SEGUIDA , TEM PROFESSORES DO MARANHÃO ENSINANDO NO PARA, TOCANTINS , GOIAS, E SO VEM NO MARANHÃO NO FIM DO MES PARA ASSINAR O PONTO E RECEBER O SALARIO E .. . COLOCAM OUTROS NO LUGAR PARA LECIONAR...

    ResponderExcluir
  4. veja isso é dvido oa proprio profissional que não se valoriza não aceitando esses contratos que não é só a metade mas sim 40% do que ganha um efetivo.isso mundo capitalista pois existe um exercito esperando esses contratos.

    ResponderExcluir
  5. Sr presidente do simproessema ou autoridades competente me respondam:pq fazer contratos com tantos professores aprovados no ultimo concurso público?

    ResponderExcluir
  6. a ROSEANA Ñ TEM VERGONHA NA CARA É UMA MULHER SEM ESCRUPULO INFELIZMENTE ALGUNS ABESTADOS ESPALHADOS PELO MARANHÃO VOTOU NELA. FAZENDO ELA Ñ IR PARA O SEGUNDO TURNO COM O NOSSO FLAVIO DINO.
    EM VEZ DELA CHAMAR OS ESCEDENTES DO ULTIMO CONCURSO PARA PREENCHER AS VAGAS EXISTENTE ESSA INDIVIDA ACHA MELHOR CONTRATAR, NO SERÁ O CASO DE LEVAR A QUESTÃO PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL EM BRASÍLIA POR Q A JUSTIÇA DO MARANHÃO PERTENCE A FAMÍLIA SARNEI É QUASE PERDA DE TEMPO RSRSRSRSRS. COMO DIZ BORIS CASOI É UMA "VERGONHA UMA DESGRASSA DESSA" CHAME OS ESCEDENTES ROSEANA.FASSA UMA REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO COMO ASSSIM VC PROMETEU.

    ResponderExcluir
  7. Eu também acho isso uma vergonha, tantos professores se prepararam com amor para enfim o tão sonhado concurso e aparece essa farsa, por favor sejamos mais sensatos Roseana...........

    ResponderExcluir
  8. FALTA MUITA FISCALIZAÇÕES NAS GERENCIAS POIS EXISTEM PROFESSORES COM 4 MATRICULAS EM CIDADES VIZINHAS EM REDES MUNICIPAIS E ESTADUAIS É UMA FALTA DE PLANEJAMENTO ESSAS PESSOAS SO ENROLAM NÃO TRABALHAM CUIDE DISSO GRUPO SARNEY,

    ResponderExcluir
  9. Essa e para o senhor Ricardo Murad voce é tão admirado e competente peço que se envolva tambem com os professores pois eles sempre ajudam em tudo at´pe na recepção de votos e na foormação de psrtidos politicos as coisas só dar certo com professores inseridos. obridado.

    ResponderExcluir
  10. ESTOU MUITO PREOCUPADA EM SABER QUE PROMOÇÕES E LICENÇAS PREMIOS SÓ SERÃO CONCEDIDAS EM PERIODO ELEITORAL OU POR APADRINHAMENTOS POLITICOS, ONDE FICOU AQUELA LEI QUE OBRIGAVA OS PROFESSORES A SE QUALIFICAR POR CONTA DOS SEUS PROPRIOS CUSTOS? E AS LICENÇAS PRE,IOS SO TIRAREMOS QUANDO? POIS EXISTEM PESSOAS JA SE APOSENTANDO. COMO FICA A ENTÃO COMPETENTE SECRETARIA DA ROSEANAE NÃO DOS PROFISSIONAIS SEM ESSE PLANEJAMENTO?

    ResponderExcluir
  11. AS COISAS SO COMEÇAM A DAR CERTO QUANDO AS GERENCIAS FOREM AUTRIZADAS A FAZER SEUS PROPRIOS PLANEJAMENTO E OUVIR E FAZER VALER OPINIOES DE TODOS OS PROFESSORES DE QUALQUER QUE SEJA A UMIDADE DE ENSINO. POIS NÃO SE SABE AO CERTO QUEM MANDA MAIS OU QUEM SAIU E DEIXOU O QUE, CADA MANDATO QUE VEM VEM JUNTO O DISCUIDO E O MEDO DE NÃO SER REELEITO SÓ PENSAM NISSO E NADA MAIS. RESGATE SUAS MANGAS SINDICATO, SIMPROESSEMA TEM MUITO MAIS A FAZER E REIVINDICAZR, NÃO DEIXE DE SOLICITAR QUE TEM MUITA GENTE PRECISANDO DE UM EMPREGO MAIS A GOVERNADORA NÃO PENSA E DAR 4 PARA UMA SO PESSOA TALVEZ POR FALTA DE INFORMAÇ~ÇAO, É VERDADE QUE PESSOAS ATÉ COM 5 MATRICULAS DE PROFESSOR, ISSO ÉSTAR NA LEI SÓ PODERÁÕ TER APENAS DUAS MATRICULAS CADA PESSOa.

    ResponderExcluir
  12. Mulher guerreira hoje é seus dia, ROSEANA mostre para esse povo que voce é competente e tem uma equipe preparada, não deixe esses professores com 5 matriculas, estar errado, e quem perde é a sua população do maranhão, existem até professores que viajam e vão trabalhar em outro estado e deixa suas 2 matriculas parta outras pessoas cuidadrem, o maior problemas e os amigos dos amigos nas escolas e nos hospitais, tem enfermeiro que esconde médicos , tem diretores que encobrem erros de que eles querem, e4star faltando mesmo é fiscalização;

    ResponderExcluir
  13. Roseana regasse as mangas mostre suas forças e não deixe esses professore com 5 matriculas, olhe tem mesmo professore que viaja para trabalhar em outro estadoe e deixa outrta na sua vaga, estar faltando é fiscalização pois o pior e que existem amigos dos amigos nas escolas e nos hospitais, enfermeiors encobrem medicos e diretores ajuda que eles queram

    ResponderExcluir
  14. PEÇO AOS DEPUTADOS QUE FAÇAM VALER OS VOTOS QUE RECEBERAM DO POVO MARANHENSE, A GREVE SÓ ATRASA MAIS TUDO NO NOSSO ESTADO, NÃO PODERA HAVER UM DEPUTADO DESSE QUE AINDA NÃO PASSOU UM MAILL PARA A PRESIDENTA DILMA, POIS SÓ A EQUIPE DELA PODERÁ RESOLVER O QUE A EQUIPE DE ROSEANA NÃO QUER RESOLVER. AINDA ESPEREMOS PARA LHE PARABENIZAR DILMA,

    ResponderExcluir
  15. PEÇO AOS DEPUTADOS QUE FAÇAM VALER NOSSO APOIO E DIRIJAM-SE PARA O CONGRESSO FEDERAL E SENHORA DILMA ONDE JUNTOS POSSAM RESOLVER O QUE A EQUIPE DE ROSEANA NÃO QUER RESOLVER,

    ResponderExcluir
  16. PRESIDENTA DILMA VOCE JA PENSOU QUE ESSA GREVE DOS PROFESSORES DO MARANHÃO PODERA ATINGIR SEU GOVERNO, VOLTE SEUS OLHOS PARA A CLASSE FORMADORA, TA BOM, OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  17. por favor chame todos os excedentes governadora.

    ResponderExcluir