quinta-feira, 1 de outubro de 2009

LIVRARIAS EM SÃO LUÍS NÃO VENDEM LIVRO "HONORÁVEIS BANDIDOS"


O livro “Honoráveis Bandidos – Um retrato do Brasil na era Sarney” escrito pelo jornalista investigativo Palmério Dória e publicado pela Geração Editorial, a mesma editora responsável pela revista mensal “Caros Amigos” é um verdadeiro sucesso de vendagem no Sudeste do Brasil e na capital federal.

Lançado em São Paulo no último dia 24 de setembro, o livro conta a trajetória dos integrantes da família Sarney na política e na economia brasileira. Destaque para os negócios escusos do ”empresário” da família, o engenheiro Fernando Sarney, que responde a processo na Justiça Federal. Fernando é apontado pela PF como chefe de uma “OCRIM (organização criminosa) e acusado por formação de quadrilha e desvio de recursos públicos pela Polícia Federal e o Ministério Público Federal.

O mais interessante sobre o lançamento do novo livro de Dória, autor também do livro “A candidata que virou picolé” que narra o episódio “Lunus”, que afastou Roseana Sarney da corrida presidencial em 2002, é que o livro não está sendo vendido em São Luís.A explicação é simples: Mariane Lima, proprietária das duas franquias da Livraria Nobel em São Luís, uma loja no Shopping São Luís e outra no Monumental Shopping, é esposa do engenheiro Flávio Lima, sócio e colega de Fernando Sarney da Escola Politécnica da USP, turma de 1978.

Para quem não lembra, Flávio Lima foi pego em fragrante em uma conversa telefônica monitorada e gravada com autorizaçãzo judicial pela Polícia Federal. Na conversa com o engenheiro Romildo, da Construtora EIT, Lima cobra comissões não pagas da EIT á “organização criminosa” dirigida pelo irmão da governadora Sarney, referente ás obras de um trecho da Ferrovia Norte-Sul no Estado de Tocantins, de responsabilidade da Valec.

Por indicação de Fernando Sarney, o diretor responsável pala construção da Ferrovia Norte-Sul na Valec era Ulisses Assad, também ex-colega de Fernando, Flavio Lima, Astrogildo Quental e Gianfranco Perasso, na turma da Poli formada em 1978. Ha poucas semanas, Assad foi demitido do cargo pela direção da Valec, após a apresentação de denùncias ligando Assad á "OCRIM" comandada pelo filho do presidente do Senado, José Sarney.

Na conversa com o engenheiro Romildo, Lima ameaça a EIT de perder novos lotes de construção da ferrovia se a empreiteira não pagasse logo as comissões devidas à “OCRIM” dirigida por Fernando. A conversa foi recheada de palavrões proferidos por Lima que ameaçou até pedir ao ex-ministro Silas Rondeau, membro do Conselho da Petrobrás, que inviabilizasse novas obras para a EIT.

Leia agora quatro notas referentes ao diálogo de Flávio Lima com o engenheiro Romildo, da construtora EIT, publicadas no dia 1.° de outubro de 2008, na coluna Profissão Repórter, assinada por mim no jornal “O Imparcial”, de São Luís:

Diálogo porreta

Uma das partes mais interessantes da investigação feita pela Polícia Federal nos negócios do megaempresário Fernando Sarney foi a gravação de um telefonema trocado entre o empresário Flávio Lima, amigo e ex-colega de Fernando na Escola Politécnica da USP, e o funcionário Romildo da construtora EIT, no dia cinco de maio de 2008 e que durou um pouco mais de dez minutos. Flávio Lima e Romildo 1O relatório afirma que a EIT foi agraciada com a construção de um trecho da Ferrovia Norte-Sul graças à influência de Fernando Sarney. Segundo a PF, a EIT não teria cumprido a sua parte no acordo e o engenheiro Flávio Lima estava possesso com a enrolação da EIT: Romildo: Flávio, conversei com Alexandre sobre aquele assunto... falei da perspectiva do futuro lote, a construção do lote seguinte, entendeu? Ele disse: Romildo pode avisar pro pessoal que eu vou pagar aquela diferença, mas eu quero sentar, eu, o mano e o Fernando para gente fazer uma vilação (sic) do... Flávio: ó, não quero, nem precisa conversar. Não tem eu quero. Nem continua o papo.

Flávio Lima e Romildo 2

E a conversa telefônica continuou: Romildo: Como assim? Flávio: Não continua....o contrato tá aqui comigo, o Ulisses saiu daqui, tá viajando agora à tarde. Tudo conversado. Eu to com ele na sexta-feira...Romildo: Flávio... Flávio: Você vai mandar esse seu chefe a p.q.p. porque eu vou estar com o Astro amanhã. Eu vou chamar ele e falar: Ó nós não vamos fazer mais nada com a EIT, mais nada. Só aquilo que não tem jeito...Romildo: Mas Flávio... Flávio: Não, vou te falar, ele tá querendo conversar com o Fernando? Ele tá pondo condição para pagar isso? A p.q.p...Romildo: Não é isso não... Flávio: Pague essa merda, que já tem um ano e tanto, você tá recebendo no colo essa bosta de contrato, entendeu, e ele ainda vem dizer não, eu ainda preciso conversar ó!

Flávio Lima e Romildo 3

Na parte final do diálogo telefônico entre o engenheiro Flávio Lima e Romildo, da EIT, surgiu uma informação muito interessante: Flávio: Eu vou tar com o Silas na terça-feira. Vocês vão ver uma coisa! AH porra, ele é do conselho da Petrobrás! Vocês vão...Eu tou é muito puto com seu chefe se você quer saber...Romildo: Eu sei disso, mas você não entendeu o que eu falei – Romildo, avisa lá pro Flávio que... Flávio: Que eu vou pagar, mas antes eu quero sentar com o Fernando...Romildo: Eu vou sentar com os meus amigos da Constran... Flávio: Eu vou encontrar com o Fernando agora, meio dia, eu vou falar para ele: Fernando dá um gelo no pessoal da EIT, porque é tudo palhaço... Romildo: não, tira seu amigo... Flávio: Tá, eu tiro você.

”È estranho é que Mariane Lima está deixando de vender o livro "Honoráveis bandidos" e ganhar muito dinheiro, pois em São Luís o livro venderia como água no deserto do Saara. Talvez ela esteja agindo assim para proteger os homenageados com o título do livro. Inclusive seu próprio marido!!

Marcos Nogueira

5 comentários:

  1. TENHO PENA DO POVO DO MARANHÃO, SÃO TODOS SUBORDINADOS A FAMÍLIA SARNEY. VIVA O BOLSA FAMÍLIA

    ResponderExcluir
  2. Os políticos são reflexo da maneira de ser de seu povo.
    Quando o Povo Maranhense amadurecer politicamente e tiver coragem de romper com as oligarquias, a Família Sarney desaparecerá do cenário.
    Desejo Sucesso na caminhada !

    ResponderExcluir
  3. Gente eu sou do maranhão,posso dizer q tem muitas pessoas aquii q estão disposta a roper sim com a familia sarney,mas essa caminhada nao é facil.Eles praticamente mandam em tudo aqui,ate esse livro foi proibido aqui.Ele deveria era ser distribuidos em escola de niveis medios,pra q o alunos podessem ver a besteira que os nossos antepassado fizeram colocando eles no comando...
    O derrota ninguem merece a familia Saney

    Xô Saney

    ResponderExcluir
  4. Temos que reconhecer que o sofrido povo do Maranhão está evoluindo. Na ultima eleição para govenador elegeu um opositor dos sarney's (minusculo mesmo) infelizmente a justiça de nosso pais fez valer a vontade da minoria. Espero que os maranhenses elega novamente um opositor de sarney para o bem de todos. Vale tambem para os eleitores do Amapá.
    de um sergipano

    ResponderExcluir
  5. EU ACHO QUE O QUE NOS FAZEM VOTAR ERRADO SÃO TODAS AS MIDIAS MANIPULADAS,ONDE APRESENTA PESSOAS QUE NÃO PRESTAM COMO BONS E BONS COMO AQUELES QUE NÃO PRESTAM ....AI ME FICA A DUVIDA ELE E BOM E PORQUE NAÕ PRESTA . OU ELE NÃO PRESTA PORQUE ELE E BOM..EM QUEM CONFIAR

    BATISTA . PRESIDENTE DA A.F.U.T.R.A.N.S

    ResponderExcluir