segunda-feira, 9 de novembro de 2009

FORÚM PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO ESTADO COMEÇA NO INTERIOR DO ESTADO


O Fórum pela Democratização do Maranhão promoveu neste final de semana duas grandes reuniões na Baixada Maranhense.

A primeira foi realizada na cidade de Viana, sexta-feira (6), no Grêmio Cultural e Recreativo Vianense e mobilizou aproximadamente cem pessoas que foram prestigiar o debate democrático e ouvir as palavras de apoio e agradecimento do governador Jackson Lago, um dos coordenadores do Fórum.


Também marcaram presença os deputados Julião Amim, Chico Leitoa, entre outras lideranças da região como o vereador Décio, presidente da Câmara de Altamira do Maranhão, e o vereador Padilha, de Viana.�


PINHEIRO


No sábado (7) foi a vez do município de Pinheiro recepcionar a comitiva do Fórum que, além do governador deposto Jackson Lago, contava com a presença do ex-ministro do STJ Edson Vidigal, que também esteve em Viana no dia anterior, os ex-secretários de governo Edmundo Gomes, Eurídice Vidigal e Wilson Carvalho, o ex-deputado Rubem Brito, além de várias lideranças da Baixada Maranhense entre prefeitos, presidentes de Câmara, vereadores e militantes sociais da região.�O evento prestigiado por várias lideranças locais, tais como: Antonio Diniz (prefeito de Bequimão), Arnold (prefeito de Pedro do Rosário), César Cantanhede (vice- prefeito de Bequimão), Nestor Junior (vereador de Bequimão), Doutor (vereador e presidente da Câmara Municipal de Bequimão), Iuri (vereador de Peri-Mirim), Raimundo Filho (vereador Turilândia), José Lutiella Dayanna (vereador de Pinheiro), além de lideranças partidária do PT, PDT, PSDB, PPS, PCB e PTC.

PARTICIPAÇÃO POPULAR E DESCENTRALIZAÇÃO

Essas duas primeiras reuniões do Fórum pela Democratização do Maranhão foram marcadas por intensos debates e trocas de impressões entre participantes sobre a conjuntura estadual, as realizações do governo interrompido, o golpe via judiciário e futuro político das oposições.
O governador Jackson Lago afirmou que o seu governo foi marcado, não somente por obras de infra-estrutura, escolas, hospitais e estradas vicinais, mas, sobretudo, por práticas democráticas de gestão. “O nosso governo tinha a marca da participação popular e da descentralização administrativa. Através dos fóruns realizados com as entidades sociais o governo podia atender demandas a partir das sugestões dos próprios cidadãos, dando o caráter participativo e de controle social do nosso governo”, afirmou.

Outro ponto levantado por Jackson Lago diz respeito à descentralização administrativa através dos convênios com as prefeituras. Jackson lembrou que a prática dos convênios institucionais possibilitaram que os municípios realizassem obras que antes eram feitas somente pelo Estado. “Avançamos na celebração de convênios com as prefeituras por entendermos que essa prática fortalece a municipalidade que, em muitos casos, tem mais competência e praticidade em realizar obras do que o governo estadual. Fui prefeito por três vezes e sei como os municípios têm dificuldades em viabilizar recursos estaduais e federais. Fizemos convênios que possibilitou os municípios fazerem obras até de competências do Estado”, disse.

O governador deposto lembrou que a volta do grupo Sarney ao poder trouxe novamente as práticas conservadoras de gestão como a centralização das decisões no Palácio dos Leões, e condenou o confisco dos recursos conveniados no seu governo com os municípios. “Vemos a volta da centralização das decisões nas mãos da governadora que é insensível às necessidades dos municípios. O confisco dos recursos que deixamos para a construção de escolas, socorrões, estradas etc, revela a face centralizadora, autoritária e de desrespeito que esse governo tem com os municípios e com os prefeitos”, protestou.
O GOLPE E ELEGIBILIDADE

Ex-ministro Edson Vidigal: Jackson Lago está elegível e pode concorrer ao governo

Coube ao ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Edson Vidigal (PSB), fazer um breve, mas esclarecedor relato sobre o processo que culminou na cassação do mandato do governador Jackson Lago.

Segundo Vidigal, o golpe foi consolidado sem haver nenhum aspecto jurídico que o justificasse, pois todas as acusações foram derrubadas pela defesa do ex-governador. “A cassação do governador Jackson Lago é uma aberração do ponto de vista jurídico. Todas as acusações que pesavam contra ele foram desmontadas pelos advogados. Podemos afirmar, sem medo, que havia uma disposição prévia de cassar o mandato de Jackson Lago meramente por razões políticas”, denunciou.

Vidigal foi questionado por um dos populares presentes sobre a situação eleitoral do governador Jackson Lago, ou seja, se o ex-governador poderá concorrer às eleições de 2010. “O governador Jackson Lago está elegível e em pleno gozo dos seus direitos de cidadão para votar e ser votado. Em 2010 ele pode ser candidato a qualquer cargo, inclusive a de governador do Maranhão”, assegurou o ex-ministro Vidigal

PALESTRAS TEMÁTICASO


Fórum contou ainda com a explanação de palestras temáticas com especialistas, ex-gestores e ex-assessores do governo Jackson Lago, que trataram de mostrar as principais obras e realizações que marcaram o governo interrompido. Veja os temas e palestrantes que estiveram presentes no Fórum de Viana e de Pinheiro:

Segurança Pública - Eurídice Vidigal (Consultora em Segurança Cidadã)

Infra-estrutura – Paulo César (Engenheiro)

Educação – Tereza Pluger e José Veiga Neto (Educadores)

Saúde – Ana Lúcia Nunes (Assistente Social)

Planejamento e grandes projetos – Jonathan Almada (Professor da Escola de Gestão)

Perenização da águas – Manoel Calos Bordalo (Engenheiro)
Com informações Robert Lobato

Nenhum comentário:

Postar um comentário