quarta-feira, 18 de novembro de 2009

SEGURANÇA CIDADÃ É AÇÃO NÃO POLÍTICA

Dando prosseguimento ao projeto de Segurança Cidadã que o próprio Raimundo Cutrim, atual secretário de Segurança Pública, abominava e criticava quando ainda era deputado estadual, foram empossados nesta terça-feira os conselheiros de segurança comunitários do município de Zé Doca. Além disso, o novo secretário implantou o projeto Mulheres da Paz, através de um convênio com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

O que a governadora Roseana Sarney esta fazendo é apenas mantendo os projetos, as ações e o programa de segurança do Governo Jackson lago. Que investe na cidadania através da prevenção e da repressão qualificada, ou seja, é melhor prevenir o crime do que correr atrás de bandidos e matá-los, como era feito anteriormente sem resultado algum, ou melhor, com mais violência nas estatísticas.

O programa Segurança Cidadã era constantemente criticado pela mídia sarneysista no antigo governo, tais críticas que por muitas vezes não havia nenhuma consistência, sem fundamentos e sem total cabimento. Pior ainda, eram feitas por jornalistas que não possuem conhecimento do assunto e que apenas tinham o objetivo de denegrir a imagem da antiga secretária Eurídice Vidigal. Por muitas vezes inclusive faltando com respeito e usando palavras de baixo calão. Tudo apenas com a vingança de atingir Edson Vidigal, que nas eleições para Governador do Maranhão em 2006, foi fundamental na derrota de Roseana Sarney para Jackson Lago.

Atualmente os índices de criminalidade atingem números altíssimos, jamais vistos antes. Para se ter uma idéia, a média de homicídios na era Cutrim em São Luís é de 50 por mês, dados comparáveis a cidades como Olinda em Pernambuco e Feira de Santana na Bahia dois dos municípios mais perigosos do país.

A forma encontrada para sair dessa guerra fria que virou São Luís pelo atual gestor foi copiar a administração anterior, agora com os aplausos da governadora Roseana Sarney, que antes pautava seus jornalistas pra desmoralizar o mesmo programa de segurança.

A diferença é que antes havia gestão de segurança com cidadania que servia de modelo, inclusive para o Governo Federal, por isso da inclusão do Maranhão no Pronasci. Ação está que reduziu a criminalidade, que estruturou todos os setores do sistema de segurança, colocou a comunidade junto com a Polícia e qualificou os profissionais numa iniciativa pioneira do ex-governador Jackson Lago.

Segurança Cidadã é ação na área de segurança e não política. Conselheiros servem para ajudar a Polícia no combate à criminalidade e não para garantir votos, projetos nas comunidades são para prevenção do crime e não para servir de palanque, Polícia na comunidade e viaturas servem para estar nas ruas de “patrulha nos bairros” e não como personagens de propagandas.

Um comentário:

  1. Discorrendo seu post, notadamente me deparei com um comentario em mão dupla,utilizando dois pêsos e duas medidas..senâo vejamos..de que forma,vc aprovaria as acoes da secretaria de seguranca,tendo que eliminar a figura creditada do secretario Cutrim,que por via de regra, gracas ao seu trabalho aprovado pela sociedade,se elegeu como deputado mais votado do seu partido, o que certamente deverá acontecer denovo, pois só cego de olhos abertos, nao quer enxergar, a verddeira transformacao politica administrativa que tomou conta do Maranhao, apos o retorno de Cutrim, e em outras Secretarias tbm ,mesmo depois do Governo cassado, ter exaurido 65 por centro do orcamento da pasta, em apenas tres meses de gestao...O que estava acontecendo, nada mais nada menos que pura ressaca das adms anteriores, nao so nesta pasta, bem como nas outras tbm ...portanto companheiro,sem ter o nipe jornalistico , os quais vc possui, porem nao somos cego da gota serena..Cutrim ao retornar para secretaría,já era deputado,esses programas de socializacao do cidadao, aproxinacao da comunidade com a seguranca , cm MULHERES DA PAZ,PROERD,GEAP e CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANCA,todos do PRANASCI , que estao sendo implantados em toda a ilha e interior do Estado,está recebendo da comunidade um apoio imensurável, tudo isso, em decorrência da postura ética e profissional ,de quem esta a frente deles....E A SEGURANCA OSTENSIVA E REPRESSIVA, vai de vento em poupa,os numeros estao na vitrine,e nao mentem, a sociedade ja respira tranquilidade, lógico que tudo na vida , tem inicio,meio e fim, e nesse contexto, o MARANHAO, voltará a ser o estado menos violento do BRASIL,disso eu nao tenho dúvidas,vc verá para crer

    ResponderExcluir