terça-feira, 14 de julho de 2009

Othelino Neto denuncia esquema do Grupo Sarney na Secretaria de Segurança para atingir adversários políticos





O secretário de Governo da Prefeitura de São Luís, Othelino Nova Alves Neto, entrou em contato com o blogueiro John Cutrim para denunciar a montagem de um esquema despudorado na Secretária Estadual de Segurança com o intuito de desmoralizar adversários políticos do senador José Sarney (PMDB-AP) e da governadora do Estado, Roseana Sarney (PMDB-MA).


De acordo com ele, uma comissão no órgão foi criada especialmente para apurar supostos crimes contra o erário e patrimônio público, onde os alvos preferidos são ex-auxiliares e membros dos governos José Reinaldo (PSB) e Jackson Lago (PDT). Toda ação é operacionalizada pelo secretário de Segurança, Raimundo Cutrim, e pelo procurador-geral do Estado, Marco Lobo.


Segundo Othelino Neto, a finalidade de tal descalabro seria forjar inquéritos contra desafetos políticos e pessoais do grupo Sarney na tentativa de denegri-los, fazendo uso da forma coercitiva e de intimidação. “Alguns, inclusive, já escolheram como prioridade. Um deles sou eu devido às posições críticas dirigidas aos 40 anos de desmando da família Sarney no Maranhão”, frisou.


Como ponto de partida da estratégia, Othelino revelou que tomaram um depoimento de uma pessoa próxima a ele relativo a um atropelamento ocorrido em 2002 e tentaram manipular o acontecido no sentido de colocá-lo como autor da ação, tudo a mando de José Sarney e sua filha, algo que extrapola o viés administrativo e passa para o âmbito da política revanchista, do ódio e da vingança, episódio esse que vai ser contestado na Justiça.“Estão tentado me incriminar por algo que não fiz. É algo semelhante ao caso Reis Pacheco, que envolveu o hoje senador Cafeteira. Diferente dele, comigo eles terão resposta à altura. O discenso da história não vai ser o mesmo”, pontuou.Nas eleições de 1994 para governador do Estado, em que Roseana acabou vencendo as eleições contra Cafeteira, o grupo Sarney criou um personagem chamado Anacleto Reis Pacheco.


A figura na época acusou Cafeteira de mandar seqüestrar e matar o seu irmão, José Raimundo Reis Pacheco (alegando vingança por Reis Pacheco ter se envolvido num acidente, que acabou redundando no falecimento do sogro de Cafeteira).No entanto, Anacleto Reis Pacheco nunca existiu e José Raimundo Reis Pacheco estava vivo e chegou a gravar um depoimento que inocentava Cafeteira que seria veiculado no último programa eleitoral do então candidato, que foi, misteriosamente, boicotado para o interior.


Blog John Cutrim


Na verdade o secretário Othelino Neto, apenas trouxe a público uma prática comum e bastante usada do velho Sarney e de sua filha Roseana. Ainda mais quando ele é cercado de escandalos que para abafar seus erros procura atacar os outros ao invés de provar sua inocência, apesar de que pelos fatos encontrados não a defesa. Entãotah!

Um comentário:

  1. não se pode esquecer que a família cutrim(do secretário de segurança pública)não é tão diferente dos sarneys, também ocorre os mesmos casos de nomeações exorbitante é só investigar em todas as secretarias...verão os absurdos, quando não se chocam...

    ResponderExcluir