quinta-feira, 30 de julho de 2009

"SENASP É UM ÓRGÃO FRACO", AFIRMOU O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO MARANHÃO, RAIMUNDO CUTRIM EM CONFERÊNCIA DE SEGURANÇA


Na Etapa Estadual da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (1ª Conseg) no Centro de Convenções de São Luís, o secretário Raimundo Cutrim falou uma série de bobagens em entrevista a televisão e mostrou total falta de sintonia com a política nacional de segurança, implantada pelo Governo Lula. E ainda afirmou que a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) é um orgão fraco.



De quinta-feira até sábado passado dias 23,24 e 25 de julho aconteceu a Etapa Estadual da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (1ª Conseg) no Centro de Convenções de São Luís. A Conseg é organizada pelo Ministério da Justiça e tem como objetivo definir princípios e diretrizes orientadores da Política Nacional de Segurança Pública, com participação da sociedade civil, trabalhadores e poder público como instrumento de gestão, visando efetivar a segurança como direito fundamental.

Na ocasião o secretário de segurança do Maranhão Raimundo Cutrim deu uma entrevista que contradizem todos os avanços, aspectos técnicos e disciplina que a segurança nacional alcançou nos últimos anos, se não vejamos:

Raimundo Cutrim afirmou em entrevista que:

A) Na sua entrevista na televisão ele afirmou que “a 1ª Conseg é importante, pois ela vai ajudar a construir uma política nacional de segurança que nunca existiu”.

O Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) é a Política Nacional de Segurança do Governo Federal, foi lançado em agosto de 2007, já que o programa tem diretrizes que os estados seguem para receber os recursos, ou seja, ele possui recursos, metas, regras e comando do Ministério da Justiça e da Senasp. Lembrando que o Maranhão foi incluído no Pronasci na gestão da Dra. Eurídice Vidigal pelo seu modelo de gestão, por ser uma Secretaria de Segurança Cidadã, já que inicialmente o Pronasci previa investimentos apenas nas 11 regiões mais perigosas do país o que deixava o Maranhão fora da lista. O Pronasci vai investir até 2012, 6 bilhões de reais nas regiões escolhidas

B) O Cutrim também disse que através dessa Conferência “poderia se criar o Ministério da Segurança”? Que assim o país teria o tripé do Ministério da Saúde da Educação e por fim da Segurança que assim a sociedade resolveria melhor seus problemas e bla bla bla!!! E além do mais, o Cutrim disse que era importante a criação do Ministério da Segurança, já que havia sim a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), mas que era um órgão fraco perto de um Ministério.

O Secretário Cutrim que esqueceu que existe o Ministério da Justiça que criou a SENASP em 2003 justamente para integrar a segurança do país inteiro e também o Ministério da Justiça lançou o Pronasci para justamente ser o elo de integração.

C) Resumindo o secretário falou bobagem do início ao fim, além do mais criticou o Ministério da Justiça de forma superficial, já que nas suas palavras ele não reconheceu a autenticidade do órgão nas suas atribuições na questão da segurança pública. Demonstrou total falta de conhecimento, atraso e de entendimento do tema.


Porém o seu desprezo ao Ministério da Justiça tem conotações políticas, já que ele é comandado por Tarso Genro desafeto de José Sarney e além do mais uma das maiores queixas do grupo Sarney é pelo fato das investigações e do cerco da Polícia Federal as falcatruas da família do Presidente do Senado. Algo que Sarney nunca esperava. Quer dizer além de Cutrim ter um pensamento retrógado em relação à segurança tem total desconhecimento com os avanços da segurança publica nacional e uma total falta de afinidade o que acarreta falta de investimento de âmbito federal na segurança local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário