quarta-feira, 22 de julho de 2009

A TRANSCRIÇÃO DAS GRAVAÇÕES DA PF QUE MOSTRAM LIGAÇÕES ENTRE A FAMILIA SARNEY, AGACIEL MAIA E OS ATOS SECRETOS

Confira abaixo a transcrição dos sete diálogos gravados pela Polícia Federal (PF), com autorização da Justiça, durante a Operação Boi Barrica, que mostram as ligações entre a família Sarney e o ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia. A íntegra das gravações foi publicada nesta quarta-feira pelo jornal "O Estado de São Paulo".

Diálogo 1 (30/3/2008 - 15h14min04s): Maria Beatriz Sarney, neta do presidente do Senado, negocia com o pai, Fernando Sarney, cargo para o namorado na Casa

BIA SARNEY: Oi, pai!

FERNANDO SARNEY: Diga, meu bem.

BIA: Ai pai, tô adorando meu telefone.

FS: Por quê?

BIA: Porque ele é muito bom.

FS: É o Iphone?

BIA: É. Nossa, tem muitas funções, ele é ótimo

FS: É isso aí, só falta falar.

BIA: Hein, pai, deixa eu perguntar uma coisa. Meu irmão saiu do Senado, né. Vai sair a exoneração amanhã. Ele arranjou um emprego melhor. Até ganha menos, mas pra carreira dele é melhor. Aí ele resolveu sair, né. Aí você acha que dá pro Henrique (seu namorado) entrar na vaga dele ou não?

FS:Podemos trabalhar isso, sim.

BIA: A exoneração dele vai sair amanhã.

FS: Não, dá, sim, mas amanhã de manhã você tem que me ligar para eu falar com o Agaciel. E passar um e-mail pra mim cedo, com o nome do Bernardo e do Henrique.

BIA: Ah, tá. Pra passar um e-mail cedo e ligar.

FS: É. O e-mail você já pode fazer hoje. Passa hoje, mas me liga cedo. Ou você ou bota o Henrique pra me ligar, alguém...

BIA:Tá. Então passa o e-mail e te liga, né?

FS: Isso.

BIA: Tá. Eu acho que a exoneração dele sai amanhã.

FS: Tá bom? Aí eu falo com o Agaciel. Eu falo, quem sabe dá certo...

BIA: Tá, porque parece que o Bernardo falou que assim que ele disse que ia sair todo mundo já queria colocar alguém. Só que daí ele falou que um monte de gente tentou, mas não deu. Mas também é porque a vaga acho que era da presidência, né, não sei.

FS:Tá ok.

BIA: Então, mesmo as pessoas que tentaram não conseguiram ainda não...É por isso que eu sei que ainda tá vago...

FS: Certo.

BIA: Então pai...

FS: Tá bom.
(...)

Diálogo 2 (31/3/2008 - 11h34min54s): Neta do presidente do Senado negocia com o pai, Fernando Sarney, cargo para o namorado na Casa

BIA: Pai?

FS: Ei, meu bem.

BIA: Oi, pai, já te mandei o e-mail, tá?

FS: Já falei com o Agaciel. Peça ao Bernardo pra procurar o Agaciel.

BIA: Ah, tá?

FS: Por quê (procurar Agaciel)? (...) Agaciel disse: "Ó, Fernando, isso daí só você conversando com o presidente (na ocasião, o senador Garibaldi Alves), ou então o seu pai (José Sarney) conversando, eu não tenho autonomia". Então, eu disse: "Mas, pelo menos, ô Agaciel segura a vaga. Vou pedir pro Bernardo te procurar, o Bernardo vai sair , mas você não põe ninguém até nós dois conversarmos". Então foi isso que ficou acertado, tá? Então o Bernardo procura ele (Agaciel), para ele ficar com a vaga na mão dele, do Bernardo, e eu vou falar com o papai ou eu mesmo com o Garibaldi aí em Brasília, quando eu for, amanhã ou depois, pessoalmente, porque é o único jeito de resolver.

BIA: Ah, então tá. Mas o Bernardo tem que falar com ele.

FS: Entendeu? Então o Bernardo (tem) de procurar o doutor Agaciel e dizer: "Ó doutor Agaciel, o Fernando pediu pra eu procurar, tá aqui, eu tô pedindo pra sair e tal, tá aqui...tá?

BIA: Tá bom.

FS: E, se for o caso, pra ele já levar tudo do Henrique e já dizer: "Ó, a pessoa que o Fernando quer botar é essa aqui. Ele já pediu pra deixar (o currículo) na sua mão".

BIA: E o que tem que levar?

FS:Um currículo, alguma coisa, e já deixa na mão do Agaciel.

BIA: Tá, tá bom então.

FS:Tá feito?

BIA: Tá, bom pai, obrigada.

FS:Tá, a gente vai se falando. Um beijo.

BIA: Tá bom, beijo.

Diálogo 3 (01/4/2008 - 15h57min00s): Neta do presidente do Senado negocia com o pai, Fernando Sarney, cargo para namorado na Casa

FS: Ei, meu bem.

BIA: Pai, o Bernardo falou lá com o Agaciel, né. Só que ele falou que não ia pegar o currículo agora porque primeiro tem que o Garibaldi lá autorizar e tal.

FS: Tudo bem. Então vamos ligar pra ele. Você já foi hoje?

BIA: É, o Bernardo que falou com ele hoje. Hoje de manhã.

FS: OK. Vou ligar pra ele.

BIA: Tá. Daí ele falou que primeiro tem que o Garibaldi autorizar, lá, lá, lá, lá.

FS: Você vai fazer o seguinte: vai lá em casa hoje à noitinha, e entrega pro ajudante de ordem do seu avô, ou o Picollo ou o Aluísio, o currículo do Henrique. E, na hora em que estiver com ele, me
liga.

BIA: Tá. De noitinha?

FS: Eu acho que é a melhor hora. Mas se você quiser ir no gabinete dele agora, pode ser que ele esteja lá.

BIA: Não, acho melhor eu ir lá. Que horas você acha que ele tá lá?

FS: Ligue pra lá pra (...) e peça pra na hora que ele chegar ele ligar ou alguma coisa parecida.

BIA: Ah, então tá bom

FS: Tá bom?

BIA: Tá.

FS:Tá bom. Assim fica melhor. Aí eu já falo com ele e a gente já vê tudo.

BIA: Tá bom, pai.

FS: Tá meu bem, um beijo.

BIA: Beijo.

Diálogo 4 (01/4/2008 - 21h00min53s): Neta do presidente do Senado negocia com o pai, Fernando Sarney, cargo para o namorado na Casa

BIA: Pai.

FS: Ei, meu bem.

BIA: Ó, já entreguei o papel aqui pro Vanderlei e falei com o vovô, né.

FS: Sim.

BIA: Aí ele falou assim: "Ah, você tinha que ter falado antes para eu já agilizar, não sei o quê..." Aí eu falei: "Não vô, eu falei com o papai, e agora eu já tô dando o papel, mas não sei, se der, tal, pra colocar ele no mesmo lugar de onde o Bernardo saiu...saiu hoje". Aí não sei. Você fala com ele amanhã?

FS: Falo. Falo cedo. Liga pra mim na hora que você acordar pra me dar uma cobrada.

BIA: Tá bom, então, pai.

FS:Beijo. Deus te abençoe.

BIA: Beijo.

FS: Tchau.

Diálogo 5 (02/4/2008 - 09h36min17s): Filho do presidente do Senado, Fernando Sarney, tenta agilizar a contratação do namorado da filha

FS: Quem é? Aluisinho?

ALUÍSIO: Aluísio, Fernando, tudo bem?

FS: Fala, Aluisinho. Tudo tranquilo. E tu? Alô?

ALUÍSIO: Oi, Fernando, tô te ouvindo, pode falar...

FS:Tá cortando aqui. Estou na estrada.

ALUÍSIO: Quer falar com o seu pai?

FS: Não. Não necessariamente. Presta atenção. Tu tava aí ontem, quando a Bia teve aí?

ALUÍSIO: Não, não, não tava aqui não.

FS: Muito bem. O irmão da Bia, quando papai era presidente do Senado, eu arrumei emprego pra ele lá. Ele agora tá saindo e eu liguei pro Agaciel ver a possibilidade de colocar o namorado da Bia lá. Porque me ajuda, viu, é uma forma e tal de dar uma força pra mim. E o irmão tá saindo, é uma vaga que podia ser nossa.

ALUÍSIO: Lógico.

FS: Então, era uma ligação de papai pro Agaciel.

ALUÍSIO: Só pra firmar esse negócio, né?

FS: É, papai já tá sabendo. A Bia falou com ele ontem.

ALUÍSIO: Então já tá joia. Eu vou falar com seu pai hoje pra ele dar uma ligada hoje pro Agaciel.

FS: Bom. Liga e diz ó, o negócio da Bia, o Fernando ligou. Que ele já sabe o que é.

ALUÍSIO: Deixa comigo.

FS: Tá bom?

ALUÍSIO: Tá bom.

FS: Tu me dá uma posição?

ALUÍSIO: Te dou. Assim que ele falar com o Agaciel eu te ligo.

FS: OK, tchau.

ALUÍSIO: Tá bom, um abraço, tchau.

Diálogo 6 (02/4/2008 - 10h32min21s): Fernando Sarney fala com o pai e pede que ele dê "uma palavrinha com Agaciel" para a contratação e os dois conversam sobre "negócio da TV"

FS: Oi.

ALUÍSIO: Fernando, Aluísio.

FS: Diga, Aluisinho

ALUÍSIO: Tô tentando falar contigo. Seu pai quer falar com você sobre aquele assunto. Só um minutinho.

SARNEY: Alô.

FS: Benção, pai.

SARNEY: Deus lhe abençoe. Olha, você não tinha me falado o negócio da Bia...

FS: Não, não, ela falou comigo sexta-feira.

SARNEY: Mas ele (Bernardo) entrou logo com um pedido de demissão. Agora, pra...(é interrompido por Fernando)

FS: Eu falei com Agaciel.

SARNEY: Já falou com o Agaciel?

FS: Eu falei, falei.

SARNEY: Tá.

FS: Pedi pro Agaciel segurar com ele. Agaciel tá com dois currículos (do Bernardo e do Henrique) na mão dele, tá com tudo lá.

SARNEY: Tá bom, eu vou falar com ele.

FS: Eu preveni. É só isso aí. É isso que eu queria. Que tu desse uma palavrinha com ele (Agaciel). Ele já tá sabendo, tá? Eu já... Se der tu resolve.

SARNEY: Agora, ontem...saiu a ...ontem foi assinado o negócio da TV de Estreito, a repetidora.

FS: Foi?

SARNEY: É.

FS: Beleza, ótimo. Isso é uma boa notícia.

SARNEY: Tá bom.

FS: Ótima notícia, tá, paizão, obrigado.

SARNEY: Tá, Deus te abençoe. Um beijo.

FS: Um beijo pra ti.

Diálogo 7 (25/03/2008 - 19h31min29s): Fernando Sarney conversa com o filho João Fernando sobre o emprego dele como funcionário do senador Epitácio Cafeteira

João: Ê, pai.

FS: João Fernando, tudo bom, meu filho?

JOÃO: Bem. Tudo bom, e tu?

FS: Tô em São Paulo. Tive hoje por aí (em Brasília), mas só no aeroporto e tal, e vim embora.

JOÃO: Ah, é. Tu veio aqui, mas não ficou não?

FS: Não, só no aeroporto. Tô voltando na quinta praí.

JOÃO: É?

FS: É.

JOÃO: Tá certo.

FS:Tá bem?

JOÃO: Depois eu te conto o que o senador (Cafeteira) me aprontou. (risos)

FS:O que foi que ele fez?

JOÃO: Tu ligou pra ele e perguntou se eu tava indo trabalhar, não foi?

FS: Foi.

JOÃO: Pois é. Eu cheguei de viagem ontem, né, só que eu tava com dor de barriga, né, porque eu acho que comi algo na estrada que não fez bem. Aí passei o dia inteiro em casa, não fui nem para a faculdade. Aí me ligou a secretária, me ligou dizendo ela que era pra eu ir lá porque ele (Cafeteira) queria falar uma coisa comigo.

FS: (risos)

JOÃO: Então tá bom, né? Saí de casa, fui lá, achando que era alguma coisa importante. Aí cheguei lá e ele falou: "Não pô, eu só queria te ver. Teu pai perguntou se você tava trabalhando e eu tinha que te ver pra falar pra ele" (risos)

FS: Ah, então tá certo. Ele tá tomando conta de ti aí...Cadê ele, tá bem?

JOÃO: Tá bem, tá bem (...)

FS: Então tá bom. Aí quinta-feira eu te vejo aí, tá?

JOÃO: Tá bom. Então vem, tô com saudade.

FS: A gente se fala. Um beijo pra ti. Deus te abençoe.

JOÃO: Um beijo, pai, tchau.

FS:: Tchau.

E agora qual sera a desculpa que o Sarney e a Mirante vai dar para mais esta prova? Agora é esperar mais um capitulo de mais um vexame da politica nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário