sexta-feira, 12 de junho de 2009

AONDE CHEGAREMOS?

Infelizmente a notícia é ruim, mas tem que ser divulgada para cobrar das autoridades as devidas soluções para os casos, neste final de semana ocorreram nove mortes apenas em São Luís sendo que dessas quatro foram por homicídios, três por acidente, um afogamento e a outra suicídio.
Vale lembrar da celebre frase do atual secretário de segurança pública, ao assumir disse “que a partir de agora os maranhenses poderiam dormir de janela aberta”, será mesmo senhor secretário? Vejamos nos seus primeiros 40 dias de trabalho ocorreram 66 mortes, uma a cada 14h, aumento de 44%. Essa matéria saiu há duas semanas atrás no Jornal “O Imparcial” e depois disso já houve mais de 15 mortes, ou seja, assassinato na ilha virou comum, será mesmo que assim poderemos dormir de janela aberta? Além disso, uma serie de medidas sem respostas foram tomadas, por exemplo, a retirada do Patrulha do Bairro, antes eram inúmeras e agora ninguém mais as vê. Se você notar a onde ocorreram as mortes, verá que são em bairros onde a Patrulha atuava (Vila Isabel, Cidade Olímpica, Bom Jesus, São Francisco) .
Outro fator foi o esquecimento dos Núcleos do Conselho de Segurança Cidadã, em que instituições policiais e comunidade se juntavam para solucionar problemas de violência nos bairros, estão praticamente esquecidos. Vale lembrar que o atual governo reclamou de verbas que tinham sido esgotadas na área de segurança, mas esta verba não faltou para pintar o muro da frente, para instalar um moderno sistema de câmeras em toda a Secretaria de Segurança (que poderiam estar espalhadas pelo Centro da cidade inibindo ação de bandidos e auxiliando a policia na identificação dos mesmos), além da reforma faraônica do gabinete do atual secretário, segundo informações, custou mais de 50 mil reais, tudo sem licitação. A única medida tomada é o premio Gol para policiais que solucionarem casos através do Disque-Denúncia implantado pela gestão anterior, mas que ninguém sabe explicar, o que é isso, se o policial ganha um veículo Gol, ou faz um gol....Também houve a dispensa do Cel. Nogueira do DETRAN que disse que o atual secretário queria mandar em tudo, mas não sabia de nada. A verdade é que a cada mudança de governo, principalmente esta, que foi marcada por uma ação antidemocrática, tudo de bom que é realizado é esquecido e assim o sistema cai na falência, já que não há continuidade. O mais impressionante é que o Jornal “O Estado do MA” como já era de se esperar, não publicou essa notícia, apenas o site Imirante deu um pequeno espaço, lembrando que na época do Governo Jackson Lago, notícias de assassinatos era a principal pauta do Jornal no final de semana. E agora pelo visto, não é interessante divulgar, como se diz no jargão jornalístico “a pauta caiu”.
Isso soa como algo muito perigoso, porque se a população não souber da situação real de insegurança que vivemos , vai acabar realmente dormindo de janela aberta, com grande probabilidade de entrar nas estatísticas de homicídios que vem assombrando nosso Estado nos últimos dois meses. Por isso, mantenha a janela fechada.

2 comentários:

  1. vOCÊS SÃO MUITO INJUSTOS COM O "PEQUENO POLEGAR", ele não sabe o que é segurança de pobre minha filha!!!! O povo que se exploda, ele tem os PM's educadinhos na base do chicote, não precisa de segurança mesmo, pode dormir de janela aberta dentro do presídio que os bandidos também não mexerão nele, afinal de contas alguns terão medo (medo mesmo do pequenino), outros se identificarão, de fato nenhum mexerá no "Pequeno Polegar" ele tem segurança, o povo que se exploda mil vezes o que importa são os ricos, os fornecedores, os financiadores de campanha....

    ResponderExcluir
  2. Desculpa de ter chamado de minha filha (pensei que fosse a Velha que se esconde rsrs) se for homem, apenas troque por um carinhoso filho. abç.

    ResponderExcluir