quinta-feira, 25 de junho de 2009

Concursados para a Polícia Civil pedem publicação de nomeações



Matéria do Jornal Pequeno denúncia o Governo, que não tem preocupação com a Segurança Publica do Estado, pelo contrário piora o sistema, segundo o Presidente do Sindicato dos policiais civis Amon Jansen.

Os concursados nomeados pelo ex-governador Jackson Lago e pela ex-secretária de Segurança Cidadã, Eurídice Vidigal, no dia 15 de abril, pedem a publicação do ato no Diário Oficial, para que o mesmo possa ter validade e vigência. Na respectiva solenidade foram nomeados 60 novos delegados de Polícia Civil, aprovados no último concurso público, realizado na antiga gestão, além de 53 agentes, 55 escrivães, sete médicos legistas e outros sete peritos criminalísticos.

O concurso que foi realizado em 2006, só terá validade até setembro deste ano, o que está causando revolta e indignação aos aprovados. Uma vez que, já fizeram os cursos de formação na Academia de Polícia, exames médicos e apresentaram toda a documentação necessária e exigida para o preenchimento das respectivas vagas.


Segundo o concursado Manoel, que preferiu não ter o sobrenome revelado por medo de represálias, após a nomeação feita pela ex-gestão, a atual governadora Roseana Sarney mandou que todos os atos assinados por Jackson Lago fossem devolvidos, para revisão orçamentária é até agora nenhum retorno foi dado. "Muitos de nós tínhamos cargos públicos dos quais precisamos pedir exoneração, pois a polícia requer dedicação exclusiva e os cursos de formação ocorriam o dia todo. Já passamos pela junta médica do Estado e entregamos todos os documentos necessários. O governador em exercício João Alberto assinou no dia 7 de junho as nomeações e, junto com o secretário Raimundo Cutrim, divulgaram as contratações. Mas nunca publicaram a decisão no Diário Oficial, por isso todo esse ato fica sem validade", declarou.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), Amon Jessen, o caso será denunciado à imprensa e à sociedade, pois a questão já passou por praticamente três governos e nenhuma solução definitiva foi dada. Afinal, a polícia necessita da ampliação de seu efetivo que está visivelmente defasado. "Se houve nomeação, mas não foi publicada então é um ato mentiroso e sem validade. O que acontece de fato é que a Segurança Pública não é uma prioridade do governo, por isso estas pessoas ainda não foram nomeadas de fato. O que mostra também a falta de compromisso das autoridades competentes. A segurança continua a mesma e não mudou em nada, pelo contrário, teve uma piora. Um exemplo disso podemos verificar no Plantão do Cohatrac, que abriga oito mulheres espremidas em uma cela mínima, com a apenas um policial por turno", revelou.

Segundo informações do próprio presidente do Sinpol, o secretário de Administração, Luciano Moreira, teria entrado em contato com os aprovados e afirmado que a publicação no Diário Oficial só poderia ser feita no mês de agosto por conta dos problemas orçamentários que o governo atravessa.

Outro lado - A reportagem do Jornal Pequeno manteve contato com a Secretaria de Comunicação do governo do Estado para que fossem informados os motivos pelos quais ainda não houve a nomeação dos concursados. Mas até o fechamento desta matéria não houve retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário